A Proteção Civil emitiu, esta quinta-feira, um aviso amarelo para os Açores, alertando para a possibilidade de chuva forte no arquipélago, devido à permanência de uma depressão centrada a nordeste e de agitação marítima com elevados índices de instabilidade.

O fenómeno poderá dar origem a aguaceiros «pontualmente fortes», especialmente nas ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria, afirma a Proteção em comunicado, citando informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O aviso Amarelo vai vigorar durante a noite desta quinta-feira até às 09:00 de sexta-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil recorda que o impacto do mau tempo pode ser minimizado através de medidas preventivas, como a limpeza dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento.

Reforçar telhados, portas e janelas são outras medidas recomendadas pelas autoridades, bem como a adequada fixação de estruturas soltas, tais como andaimes, placas e outros materiais suspensos.

As autoridades recomendam também especial cuidado na circulação da orla costeira e zonas ribeirinhas.

São desaconselhadas as atividades relacionadas com o mar, nomeadamente a pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira mar.