O arquipélago da Madeira está, esta quarta-feira, sob aviso laranja até às 15:00, devido a chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada. A partir das 15:00 e até cerca das 12:00 de quinta-feira o aviso passa a amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A Proteção Civil da Madeira recomendou à população para estar atenta aos avisos das autoridades competentes, conduzir com precaução porque as estradas podem estar cortadas ou condicionadas, contactar os bombeiros em caso de inundação e para desobstruir sistemas de escoamento de águas e limparem inertes que possam ser arrastados.

A capitania do Porto do Funchal emitiu avisos de agitação marítima forte e má visibilidade para o mar ao largo do arquipélago até às 06:00 de quinta-feira.

Devido a previsões de ondas até os quatro metros na costa norte e visibilidade fraca e por vezes má, a autoridade portuária regional recomenda aos proprietários das embarcações que tomem precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul até ao início da manhã, com ocorrência de aguaceiros em geral fracos no Algarve.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para norte na faixa costeira ocidental durante a tarde e soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã.

A previsão aponta ainda para uma descida da temperatura mínima e máxima nas regiões norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 23 graus Celsius, no Porto entre 12 e 22, em Braga entre 10 e 23, em Viana do Castelo entre 10 e 21, em Vila Real entre 8 e 18, em Viseu entre 9 e 18, em Bragança entre 5 e 16, na Guarda entre 5 e 15, em Coimbra entre 12 e 22, em Castelo Branco entre 10 e 21, em Portalegre entre 12 e 20, em Santarém entre 14 e 24, em Évora entre 13 e 25, em Beja entre 14 e 24 e em Faro entre 18 e 22.

As barras de Lagos e Alvor estão hoje fechadas a toda a navegação e outras sete estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte.

De acordo com a informação disponível na página da Marinha na Internet às 06:00, as barras de Lagos e Alvor estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A Marinha informou também que as barras de Portimão, Faro e Tavira estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 10 metros

A barra marítima de Vila Real de Santo António está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros.

A Marinha indica também que a barra marítima de São Martinho do Porto está com a navegação condicionada apenas na preia-mar.

Segundo a informação disponível pela Marinha, a barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto na de Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros, passando a ondas de oeste a sul do Cabo de Sines.

Na costa sul prevê-se ondas de sul com 1 a 1,5 metros, passando a ondas de sudoeste com 1 metro.