São estrelas não só nacionais, mas também internacionais, muito graças às ideias de Ângelo Valente e Sofia Nunes. Falamos dos idosos do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, que são os protagonistas dos vídeos e fotografias que os criativos funcionários decidem fazer para animar os dias ali passados.

Por incrível que pareça, tudo aquilo que fazemos aqui é feito por mim e pela Sofia em programas gratuitos e com recurso a uma máquina que nos foi oferecida por um grupo de emigrantes nos Estados Unidos", conta Ângelo à TVI24.

Foi com essa mesma máquina que foi fotografado o "projeto contínuo" "Antes de morrer quero...", que se tornou viral a nível internacional.

Demos entrevistas para todo o mundo! Brasil, China, Japão... basta pesquisar no Google em inglês e encontram-nos em várias línguas".

No entanto, a máquina "perdeu o foco" e o trabalho de Ângelo e Sofia tornou-se ainda mais difícil e o Centro Comunitário decidiu pedir ajuda para continuar a mostrar as "incríveis estrelas nacionais" que nunca dizem que não a qualquer ideia.

As objetivas têm 'data de validade' e a máquina perdeu o foco e andamos a gravar com uma objectiva emprestada porque com a nossa é muito difícil tirar fotografias e filmar. E nos vídeos todos os planos têm de ser fechados porque não temos microfone".

Perante este contratempo, o Centro Comunitário decidiu tentar um patrocínio com uma empresa da região. A parceria acabou por não se concretizar e foi então que surgiu a ideia de pedir ajuda aos milhares que veem e partilham os vídeos "deste incrível grupo" no Facebook.

Nós não gostamos de pedir nada a ninguém, apesar de passarmos imensas dificuldades, mas desta vez decidimos ver se conseguíamos ajuda. Em 24 horas conseguimos 100 euros dos 1300 que precisamos para conseguir comprar a máquina fotográfica - uma Canon 70D, que era perfeita para nós - um tripé e um microfone de lapela - para dar mais qualidade aos vídeos. Ainda vai demorar um bocadinho, mas vamos conseguir", explica Ângelo.

A campanha foi lançada no Facebook esta terça-feira e na mensagem em que explicam que a máquina fotográfica avariou "sem reparação possível", os funcionários do Centro Comunitário pedem aos "fãs" que "se acreditarem" no projecto e os "acharem merecedores da honra da ajuda", se juntem "da forma que quiserem ao sonho" de ter uma nova máquina.

Para isto só precisamos de: 13.000 pessoas que nos doem 10 cêntimos OU 1300 pessoas que nos doem 1 euro OU 650 pessoas que nos doem 2 euros ou milhares que nos ajudem a chegar lá, que nos dêem FORÇA!"

O Centro Comunitário da Gafanha do Carmo apoia idosos nas valências de Lar, Centro de Dia, e apoio domiciliário. Pode contribuir para esta campanha através do IBAN: PT50 .0036.0207.99100047670.93.