O antigo cavaleiro tauromáquico David Ribeiro Telles, de 88 anos, morreu esta segunda-feira na sua herdade em Coruche, no distrito de Santarém, anunciou a Federação Prótoiro.

Na sua página oficial na Internet, a Federação Portuguesa de Tauromaquia (Protoiro), acrescenta que o antigo toureiro faleceu na Herdade da Torrinha, propriedade da família Ribeiro Telles.

David Ribeiro Telles nasceu a 11 de novembro de 1927 e obteve nas arenas uma enorme notoriedade, sendo considerado pelos aficionados “um dos símbolos maiores” da tauromaquia e da “vida ribatejana”.

O antigo toureiro era pai dos cavaleiros João Telles, António Telles e Manuel Telles, e avô dos também cavaleiros Manuel Telles Bastos e João Telles Jr.

“Mestre David Ribeiro Telles”, como era carinhosamente apelidado pelos aficionados, iniciou o seu percurso profissional aos 11 anos, tendo tomado a alternativa de cavaleiro tauromáquico a 18 de maio de 1958, no Campo Pequeno, em Lisboa.

No decorrer da sua carreira, David Ribeiro Telles atuou nas mais diversas praças do mundo taurino, incluído Las Vendas, em Madrid (Espanha), em Angola, Moçambique e Macau.