No espaço de um mês nove carros foram incendiados em via longa, Vila Franca de Xira. O fenómeno tem alertado as autoridades que tentam encontrar respostas.

O primeiro incêndio teve início no dia 17 de maio onde ficaram carbonizadas três viaturas. O último ato de vandalismo ocorreu na madrugada desta sexta-feira.

Uma forte explosão acordou os moradores que encontraram os carros já em chamas. Para o local foram mobilizados nove elementos dos bombeiros de Vialonga apoiados por três veículos. Segundo Luis Rodrigues, Comandante dos bombeiros daquela localidade, esta é ja a quinta situação no espaço de um mês.

Ao sentimento de revolta junta-se a insegurança dos moradores que se mostram preocupados com os sucessivos atos de vandalismo.

A maioria dos proprietários dos automóveis não tinha seguro contra todos os riscos perderam por isso qualquer hipótese de serem indeminizados.

As investigações estão em curso por parte das autoridades sendo que os moradores acreditam na possibilidade de em causa estar um novo fenómeno da Internet.

Segundo os habitantes, trata-se de um alegado desafio lançado nas redes sociais em que um grupo sinaliza carros e posteriormente os mesmos devem ser vandalizados.

Esta versão dos factos não foi ainda confirmada pelas autoridades.

A GNR tomou conta de todas as ocorrências contudo o caso esta agora nas mãos da Polícia Judiciária.