A Câmara de Sintra entregou esta terça-feira 364 pares de botas especiais para o combate aos incêndios às corporações de bombeiros do concelho, num investimento municipal de 54 mil euros.

A entrega do novo material aconteceu no Palácio Valenças e, no final, em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara, Basílio Horta, disse que «esta foi uma promessa eleitoral cumprida».

«Quando estava em campanha, os bombeiros de São Pedro de Sintra mostraram-me as botas todas carbonizadas depois de terem combatido um incêndio e, nessa altura, eu prometi-lhes: se for eleito isto não voltará a acontecer. E assim foi», afirmou o autarca.

Também o vizinho concelho de Cascais atribuiu já botas especiais aos seus bombeiros.

Basílio Horta considera a entrega deste equipamento uma iniciativa «muito importante», para assegurar que todos os bombeiros têm as condições necessárias para combate incêndios em segurança.

«Os bombeiros de Sintra não combatem os fogos só daqui. Vão também para o Caramulo e outros lados, mas compete-nos a nós diminuir os riscos dos nossos», acrescentou.

O autarca disse ainda que não está prevista a aquisição de mais nenhum equipamento e assegurou que estão asseguradas as condições para eventuais combates a incêndios dos bombeiros de Sintra.