Cinco distritos no continente estão sob aviso amarelo devido às temperaturas máximas, que vão chegar aos 40 graus centígrados até às 19:59 de domingo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito de Évora vai registar a temperatura máxima prevista pelo IPMA para Portugal, com 40 graus centígrados, pelo que foi emitido o terceiro mais grave de quatro avisos de situação de risco, pela «persistência de valores elevados da temperatura máxima».

Para os distritos de Setúbal e Beja, a previsão do IPMA é de 39 graus centígrados de temperatura máxima, enquanto o mercúrio dos termómetros atinge os 36 em Lisboa, o que justifica também o aviso amarelo.

No continente, com céu limpo e vento fraco no geral, as temperaturas altas ultrapassam os 30 graus centígrados. Faro atingirá os 30 graus, Porto os 31, Viseu os 32, em Bragança e Vila Real as temperaturas sobem até aos 33 , em Coimbra até aos 34 e Portalegre chegará aos 37.

Aviso amarelo igualmente para a encosta norte da ilha da Madeira, devido à temperatura máxima, prevendo-se que possa atingir os 28 graus centígrados.

Alerta amarelo de chuva para grupo ocidental das ilhas

As ilhas do grupo ocidental do arquipélago dos Açores estão sob alerta amarelo até às 08:00 de hoje, por causa da previsão de chuva, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo referente a precipitação abrange as ilhas das Flores e Corvo e está ativo desde as 20:00 de sexta-feira até às 08:00 de hoje, sábado.