O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, neste sábado, um 'aviso amarelo' para sete distritos, devido à previsão de valores elevados da temperatura máxima.

Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja são os distritos em causa e para os quais o IPMA prevê "pelo menos dois dias seguidos com as temperaturas acima de um determinado limiar".

Hoje, para a cidade de Vila Real está prevista uma temperatura máxima de 33 graus, enquanto Bragança deverá atingir 35 graus e Guarda 32 graus.

Na cidade de Castelo Branco, os termómetros devem atingir os 36 graus, mais um grau do que o que está previsto para Portalegre.

As cidades de Évora e Beja serão as mais quentes, devendo chegar aos 38 e 37 graus, respetivamente.

O IPMA diz que toda a semana vai ser quente, mas são os distritos do interior que mais vão sentir a persistência de valores elevados da temperatura máxima.

De acordo com os critérios de emissão, estes 'avisos amarelos' aplicam-se nos distritos de Évora e Beja para temperaturas entre os 37 e os 40 graus, em Portalegre entre os 36 e os 39, em Vila Real, entre os 34 e os 37, em Bragança, entre os 34 e os 36, na Guarda, entre os 31 e os 33, e em Castelo Branco, entre os 37 e os 39.

O 'aviso amarelo', o terceiro menos grave de uma escala de três, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.