A PSP detetou quatro crianças por dia a viajar sem cadeirinha nos últimos três anos, tendo multado cerca de 4.000 condutores, indicou esta quarta-feira aquela força de segurança.

Numa nota, a Polícia de Segurança Pública adianta que, nos últimos três anos, autuou cerca de 4.000 condutores por transportarem indevidamente as crianças nos automóveis em consequência das centenas de operações desenvolvidas em todo o país.

Na área de intervenção da PSP foram identificadas uma média de quatro crianças por dia a viajar sem cadeirinha, refere a Polícia numa nota para destacar o investimento que tem sido feito por esta força de segurança para prevenir o transporte indevido de crianças nos automóveis.

A PSP multou 1.322 condutores que transportavam crianças sem cadeirinha em 2011, número que subiu para 1.427 no ano seguinte, tendo descido para 1.247 em 2013, adiantam os dados.

A PSP recomenda aos condutores que transportem crianças com menos de 1,35 metros que usem as crianças homologadas e adaptadas ao seu tamanho e peso.

A Polícia recomenda também que a criança deve sempre experimentar a cadeira antes de a comprar, que o condutor verifique regularmente os cintos de fixação na cadeira e se está bem presa ao banco do carro, além de transportar a criança virada para trás até aos quatro anos.