Comportamentos repetitivos, dificuldade de comunicação verbal e não-verbal, no relacionamento social e na autorregulação emocional e isolamento podem ser alguns dos sintomas de alguém com autismo.

Se conhece alguém com estes "sintomas", a TVI24 encontrou respostas para esclarecer as suas dúvidas, numa entrevista a Patrícia de Sousa, diretora técnica da Casa Grande da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA).

A APSA tem vindo a organizar por todo o país uma palestra intitulada "Bullying no Autismo", onde pretende sensibilizar as pessoas para a doença e as implicações sociais.

O que é o autismo?

“O autismo é uma perturbação do neurocomportamento, onde há handicap na socialização e interação pessoal e os padrões de comunicação. As pessoas têm interesses intensos e específicos e comportamentos estereotipados e ritualizados.”

Quais as causas desta perturbação?

“É uma alteração que há de base neurológica, porém, ainda não temos marcadores genéticos. Sabemos que é genético, tanto que há uma propensão de familiares, de sexo masculino, maioritariamente. Os pais ou os avós já terão algumas características. O que não quer dizer que tenham a doença, esta pode ser eminenciada de forma muito terceira, mas com um padrão ou um funcionamento diferencial.”

Quais são os principais sinais?

“Os autistas são pessoas que têm dificuldade de socialização e de interação social. Têm tendência a falar das coisas que sabem muito e dos seus interesses, descurando o interlocutor. Normalmente, têm uma rigidez de pensamento, não flexibilizando o que vai trazer alguma perturbação na vida social e diária das pessoas e das relações que se vão fazendo. São pessoas que, à partida, gostam de rotinas e são muito suscetíveis a mudanças, podendo apresentar um contacto ocular fugaz ou diferenciado. Quando tocam no outro ou quando são tocados, podem mostrar alguma falta de empatia. Têm muitas dificuldades em entender metáforas ou segundos sentidos. Podem adotar uma postura muito sarcástica ou um humor excecional, devido à incompetência que têm e, portanto, podem camuflar as suas relações pessoais.”

Como ter a certeza que a pessoa tem autismo?

“É uma avaliação que, nós, psicólogos, médicos, que trabalhamos nestas áreas, facilmente fazemos, contudo não deve fazer-se estes diagnósticos com facilidade. É uma perturbação que não é avaliada com testes, não há marcadores, portanto é feita através da relação, do contacto, da observação em diferentes contextos, em diferentes entrevistas e, minuciosamente, vamos estudando tudo o que vamos observando e vendo, seguindo pelos critérios, os sinais e sintomas que vão surgindo. Portanto em criança é controverso, mas é importante ter um diagnóstico precoce para podermos intervir, sendo que a intervenção precoce é muito importante, mas também não é possível fazer destes diagnósticos um dado adquirido, quando a pessoa na sua primeira infância ainda não tem maturado a sua comunicação e a sua própria noção de relação interpessoal, portanto tem de dar-se esse tempo para determinadas maturações. É muito antagónico, porque dar tempo também é sinónimo de atraso, portanto não é isso o desejado.”

O distúrbio é mais frequente em homens ou mulheres?

“O distúrbio é mais frequente em homens: em cada quatro ou cinco homens, existe uma mulher que tem autismo. Geralmente, no desenvolvimento neurológico, há sempre mais propensão para o sexo masculino ter desvios.”

Como é a vida profissional de um autista?

Primeiramente, nem todos os autistas conseguem ter uma profissão, porque para ter-se uma profissão é preciso passar-se por uma entrevista de trabalho, onde são avaliadas as competências sociais das pessoas. Portanto, estas pessoas, logo aí, são postas de parte ou não são entendidas. Depois, as que conseguem entrar no mercado de trabalho é porque cognitivamente são insígnias naquilo que fazem e facilmente entram na integração e na inclusão porque realmente são masters, são muito boas naquilo que fazem e por isso são um bem precioso para a empresa e para entidade e estes aceitam aquela peculiaridade e aquela estranheza de comportamento.

Um autista consegue ter um relacionamento amoroso?

“Claro que sim, temos pessoas autistas casadas. Mas isto não é sinónimo que seja fácil. Também não é sinónimo de que haja uma grande percentagem de pessoas autistas casadas, há quem ainda não seja casado, mais isso também tem a ver com os níveis de funcionalidade. Se tivermos a falar de pessoas com questões sindromáticas e que podem ter alguns sinais e sintomas e que são muito funcionais, facilmente esta funcionalidade também vai transferir-se na sua relação pessoal e amorosa. Poderão ter família e namoradas. Mas, obviamente, no autismo há outros níveis de funcionalidade e outras patologias que são severas.”

Como lidar com alguém com Síndrome de Asperger?

“As pessoas têm que entender que se trata de pessoas que têm uma inabilidade e inaptamente não têm uma predisposição para as relações interpessoais, têm padrões de comunicação diferenciados e têm exigências de ritmos e de rituais e rotinas. Para eles é muito organizador. Assim sendo, o que eu aconselho é que as pessoas respeitem estas rotinas, tentem entendê-las, se forem funcionais, para arranjar mecanismos de adaptação e de alteração e que acima de tudo utilizem um discurso claro, sistemático, com pouco floreados e que tudo o que tenham de fazer no seu dia a dia haja um calendário, uma ficha pessoal e acima de tudo que haja uma previsibilidade. Tem de avisar-se as pessoas com autismo com antecedência, porque aquilo que para nós é óbvio, para eles é importante formalizar com antecedência para contarem com esta mudança.”

Quais as principais iniciativas de inclusão?

“Nós, enquanto APSA e como associação que trabalha com jovens e adultos com Síndrome de Asperger nível um, as iniciativas são muitas - esclarecimento e tradução de livros, acompanhamento e, neste caso, já de intervenção através do projeto da Casa Grande de jovens adultos. Ações nas escolas, apoio às famílias, acompanhamento efetivo às famílias, apoio logístico, social e até jurídico e sistemas de mais-valia para enquadrar estas pessoas. Temos uma panóplia de iniciativas e de projetos a que nos candidatamos para desenvolver com os jovens, intervenções, divulgar, prevenir, atuar para mudar comportamentos e para estarmos disponíveis, para acima de tudo não estigmatizar estas pessoas e potencializar as suas competências.”

Como evitar o “Bullying no Autismo”?

“Se entender o autismo e entender as características daquela pessoa com autismo, porque cada pessoa tem individualidade, não há duas pessoas iguais, como também não há dois autistas iguais. As pessoas são pessoas e, acima de tudo, são pessoas com autismo e portanto há que fazer este levantamento do perfil, perceber o que é inerente ao comportamento, o que é inerente às relações comportamentais, o que é inerente à comunicação e aos desajustes e à compreensão do meio. Deve tentar fazer-se a legenda do meio, para evitar a ansiedade. Se a pessoa estiver menos ansiosa, como qualquer um de nós, consegue gerir melhor o meio. Nas questões práticas do autismo, é quando se percebe que há determinadas características que eles têm por excesso ou por defeito. Se calhar, para um professor, na sua ingenuidade, obviamente que isso é muito atrativo para o bullying, portanto se as escolas estiverem munidas destas informações vão ter uma atitude também de prevenção, vão conseguir através dos pares, pois os pares é que têm de ser informados e têm de trabalhar ao lado das pessoas com autismo, numa atitude de não bullying.”