Um pequeno sismo ocorreu hoje na zona de Vinhais, no Nordeste Transmontano, sem que haja registos de que tenha sido sentido pela população, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação do instituto, «foi registado nas estações da Rede Sísmica do continente um sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter com epicentro a cerca de 12 quilómetros a Noroeste de Vinhais», no Distrito de Bragança.

A Lusa contactou os bombeiros de Vinhais que adiantaram que no local ninguém «sentiu nada» e que não lhes chegou qualquer pedido ou eco por parte da população relativamente à ocorrência.

O IPMA dá conta também, no comunicado, de que «não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido».

«Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados», acrescenta o instituto.

O IPMA disponibiliza uma página na Internet com a listagem dos sismos ocorridos por todo o país, a maioria dos quais de pequena intensidade e impercetíveis à população.

Na mesma página pode constatar-se que, que nos últimos dias registaram-se vários pequenos abalos na zona de Vinhais, todos, com a exceção do de hoje, abaixo dos 2.0 na escala de Richter.

Com estes valores, os tremores de terra são considerados micro nesta escola que qualifica como «forte» os abalos a partir dos 6.0.