Atualizado às 19:08

Apenas um incêndio florestal se encontrava ativo ao final da tarde deste domingo, no concelho de Viana do Castelo, mobilizando 112 elementos, de acordo com informação publicada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O fogo, sinalizado às 11:04, está a ser combatido por 97 elementos dos bombeiros, mais oito dos Grupos de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR (GIPS), quatro sapadores florestais e três outros operacionais.

As chamas lavram numa frente e estão a ser combatidas com recurso a cerca de 30 veículos.

Durante a tarde, cerca de 80 operacionais combateram quatro incêndios florestais nos distritos de Viana do Castelo e Vila Real.

O Alto Minho contabilizou este domingo, até às 16:00, uma dezena de incêndios florestais, metade dos quais no concelho de Viana do Castelo, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

«Está a ser um dia muito atípico e a obrigar a algum esforço do dispositivo que temos disponível neste momento», disse à Lusa o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo, Armando Silva.

Só no concelho de Viana do Castelo deflagraram durante a manhã de domingo cinco incêndios, na serra de Santa Luzia e na sua envolvente, entre as freguesias de Afife, Carreço e Outeiro (3).

Uma nuvem de fumo oriundo destes incêndios cobre parte da cidade de Viana do Castelo desde o início da tarde.

Segundo a ANPC, 317 incêndios florestais deflagraram em Portugal Continental, entre segunda-feira e sábado, dia em que se registou 71 fogos.