O incêndio que deflagrou no domingo em Pinheiros/Arcos junto à vila de Tabuaço, no distrito de Viseu, está prestes a ser dominado e não põe em risco pessoas ou casas, disse à Lusa o comandante dos bombeiros locais.

«O incêndio está praticamente dominado. Mais três quartos de hora e teremos o fogo dominado», disse o comandante dos Bombeiros de Tabuaço, Ernesto Fonseca, salientando que o fogo não está a pôr em risco pessoas e casas.

O incêndio, que deflagrou domingo 18:39 em Pinheiros/Arcos, mobilizava às 07:30 155 operacionais, com o auxílio de 51 veículos.

Em declarações à Lusa, o comandante salientou que «apesar de se encontrar junto à vila de Tabuaço, o fogo está devidamente controlado, não pondo em risco pessoas e casas».

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), está também por dominar o incêndio em Esporões/Moreira de Rei, concelho de Trancoso, distrito da Guarda.

O fogo em mato, com três frentes ativas, está a ser combatido por 125 operacionais, com o auxílio de 31 veículos.

Também por dominar está o incêndio florestal em Macieira, concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, mobilizando 126 operacionais e 19 veículos.

Já controlados

Os fogos que deflagraram no domingo em Quintã/Lufrei, no concelho de Amarante, distrito do Porto, e em Vila Longa, no concelho de Sátão, distrito de Viseu, foram dominados esta madrugada, cerca das 05:00.