Os Bombeiros Voluntários de Sacavém, uma corporação com 110 anos de história, inaugura este sábado as instalações do novo Centro Operacional, naquele que será o maior quartel de bombeiros voluntários da Península Ibérica, noticia a Lusa.

Um auditório, ginásio, refeitório, lavandaria e salas de formação, são algumas das valências deste novo quartel situado na Quinta do Património, junto às instalações da PSP de Sacavém e do campo de futebol do Sacavenense.

Instalado numa área com quase 16 mil metros quadrados, o novo quartel representa um investimento total de cerca de 4,6 milhões de euros, repartidos pelo Ministério da Administração Interna (1 milhão) e pela Câmara Municipal de Loures (3,7 milhões).

«É um edifício mais moderno e condigno para trabalhar e para dormir, que oferece melhores condições que o antigo quartel onde estávamos», assegurou à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, Rui Máximo Santos.

A nova estrutura criada irá permitir «ampliar as actividades junto da comunidade», nomeadamente nas áreas de prevenção e de primeiros socorros, um dos objectivos traçados pelo comandante.

«É essencial criar projectos virados para a população, e envolvê-las nas nossas actividades, rentabilizando também assim o espaço», assegurou.

O complexo dispõe de um parque de viaturas, uma casa-escola com salas de formação, assim como um centro aventura, no qual estará incluído um tanque com uma profundidade de 10 metros, onde será possível treinar operações de salvamento e resgate. O quartel conta ainda com uma casa-fogo, preparada para suportar 720 graus e destinada à formação do corpo de bombeiros ou de outras entidades de protecção civil.

Rui Santos sublinhou ainda a importância estratégica da localização no novo quartel. Isto tendo em conta a área de actuação daquela corporação que serve actualmente cerca de 100 mil pessoas de sete freguesias do concelho de Loures (Sacavém, Apelação, Unhos, Prior Velho, Bobadela, Santa Iria da Azóia e São João da Talha), onde desenvolvem a sua actividade económica mais de 10 mil empresas.

O corpo de bombeiros voluntários de Sacavém é constituído por 177 bombeiros, dos quais 37 são profissionais e possui uma frota de 38 viaturas.