A Proteção Civil dos Açores emitiu um comunicado a alertar para as previsões de chuva e trovoada durante a tarde nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, que estão sob aviso amarelo.

Segundo um aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aquelas duas ilhas do grupo oriental do arquipélago estão sob aviso amarelo até as 18:00 locais de hoje (mais uma hora em Lisboa) devido à precipitação e trovoada.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda, por isso, que sejam tomadas medidas de autoproteção, nomeadamente a limpeza de sistemas de drenagem de residências e pede aos automobilistas que não circulem sem necessidade, já que a chuva pode provocar lençóis de água.

"Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros", alerta a Proteção Civil.