O Comando Territorial da GNR de Braga anunciou este sábado a detenção de um homem de 63 anos, suspeito do crime de posse de armas proibidas, tendo-lhe sido apreendidas diversas armas de fogo e munições.

Em comunicado, a GNR esclarece que o suspeito foi detido cerca das 19:30, de sexta-feira, na EN 105, em Nespereira, Guimarães, na sequência de uma ação de fiscalização de trânsito a veículo suspeito de transporte de armas, desenvolvida por militares dos Postos Territoriais de Vizela e Lordelo, do Destacamento Territorial de Guimarães.

No momento da detenção foi apreendida uma “Pistola Miami Mod. 92, cal. 8mm e 11 munições 6.35mm”, tendo posteriormente sido efetuada uma busca domiciliária à sua residência que levou à apreensão de mais “duas armas de fogo (espingardas caçadeiras), uma pressão de ar, quatro facas de diversos tamanhos, um sabre, um bastão de borracha, uma besta, seis cartuchos calibrem 12 e uma munição 7.62mm”.

De acordo com a GNR, no decorrer da busca, “o visado informou que a sua cunhada tinha uma arma de fogo na sua posse e que pretendia entregar a mesma voluntariamente pelo que a patrulha deslocou-se ao local e apreendeu mais uma pistola marca Miami Mod. 92, calibre 8mm, e um revólver marca Browning calibre 6.35mm”.

A GNR esclarece ainda que “cumpridas todas formalidades legais”, o detido foi libertado e notificado para comparecer no Tribunal de Guimarães às 09:30 da próxima segunda-feira.