Cerca de 200 médicos portugueses, que trabalham no público, no privado ou estão reformados, candidataram-se a hospitais da Arábia Saudita que oferecem até 11 mil euros por mês e alojamento para a família, segundo o responsável pelo recrutamento.

Trata-se da primeira vez que um «prestigiado grupo multinacional de hospitais árabes» – com unidades na Arábia Saudita, Kuwait, Jordânia e Emirados Árabes Unidos - vem a Portugal com vista a contratar médicos especialistas para preencherem 30 vagas, na maioria em Riade e Dammam.

Serão candidatos médicos com experiência mínima de três anos pós-especialidade em cirurgia-geral, ortopedia, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia cardiotorácica, cardiologia de intervenção, anestesiologia, medicina intensiva, embriologia médica, dermatologia, neurocirurgia, nefrologia e cirurgia plástica.

A estes especialistas, que deverão partir no primeiro e segundo semestre do próximo ano, é oferecido «um contrato de três anos, renovável automaticamente ou permanente (efetivo)».

O salário proposto - líquido e isento de imposto – situa-se entre os oito mil e os onze mil euros, «podendo ser superior em função da especialidade e dos anos de experiência», segundo o anúncio, promovido pela empresa «FFF Healthcare», responsável pelo recrutamento.

Outros benefícios oferecidos são o alojamento para o agregado familiar, seguro de vida familiar, até 44 dias de férias pagas, passagens aéreas e prémios.

André Leite, da «FFF Healthcare», disse à agência Lusa que, até ao momento, responderam ao anúncio cerca de 200 médicos de diferentes especialidades e idades.

Estes profissionais estão atualmente a trabalhar em hospitais públicos, privados ou já reformados.

«Apenas 60 [dos médicos que responderam ao anúncio] têm o perfil curricular procurado, pelo que apenas 60 foram convidados para a fase de entrevistas», afirmou André Leite.

A equipa de representantes dos hospitais na Arábia Saudita, que vai realizar as entrevistas aos médicos profissionais, estará em Portugal nos dias 10 e 11 de novembro.