A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) divulgou esta sexta-feira ter apreendido nas últimas semanas mais de 20 mil litros de vinho e mosto, rótulos, cubas e diverso material vitivinícola no valor de 380 mil euros.

«A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), procedeu nas duas últimas semanas, através da Unidade Regional do Norte, à realização de várias ações de fiscalização dirigidas ao setor vitivinícola, nos concelhos de Trofa, Cabeceiras Basto e Vila Nova de Gaia», refere comunicado da ASAE.


Em resultado das três ações de fiscalização a ASAE apreendeu «mais de 20 mil litros de vinho e mosto concentrado retificado, seis mil rótulos para garrafas de vinho, 52 cubas, duas linhas de engarrafamento, 22 depósitos de inox e ainda diverso material relacionado com a atividade (bombas, máquinas de frio, entre outros».

Foram também instaurados três processos de contraordenação por falta de requisitos de higiene e falta de menções obrigatórias na rotulagem, tendo sido suspensa a atividade total de um operador económico por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene.