A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve quatro pessoas e apreendeu dez máquinas de jogo no âmbito de ações de fiscalização a estabelecimentos de restauração e bebidas.

Em comunicado, a ASAE explica que as ações de fiscalização decorreram entre 22 e 25 de agosto e abrangeram “estabelecimentos localizados na região Oeste de Lisboa, no Alentejo e Algarve”.

As ações, coordenadas pela Unidade Regional do Sul da ASAE, foram “especialmente direcionadas” a práticas ilícitas relacionadas com a exploração de jogos de fortuna ou azar.

Segundo o organismo, foram fiscalizados dez operadores económicos, tendo sido instaurados sete processos-crime por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar, no âmbito dos quais ocorreram as quatro detenções.

Foram ainda levantados sete processos de contraordenação por falta de autorização para exploração das modalidades afins de jogo e apreendidos sete equipamentos de extração de bolas.

O valor das apreensões, que inclui o numerário que se encontrava nos moedeiros das referidas máquinas, ascende a 24 mil euros, segundo a Lusa.