Uma ação de limpeza em cinco praias do concelho de Odemira reuniu duas toneladas de lixo em apenas três dias. E os resíduos vão ficar em exposição até segunda-feira.

O objetivo da iniciativa, explica a Câmara Municipal de Odemir, em comunicado enviado à Lusa, é «sensibilizar população e turistas para o problema dos efeitos da poluição e para a necessidade de preservar a natureza».

A limpeza ocorreu nas praias do Farol, da Franquia, do Malhão e dos Aivados, na freguesia de Vila Nova de Milfontes, e na praia das Furnas, em Longueira/Almograve, tendo envolvido 155 voluntários, incluindo alunos da Escola Profissional de Odemira, do Colégio Nossa Senhora da Graça e do Agrupamento de Escuteiros de Odemira.

A contabilização exata dos resíduos será feita apenas após a sua remoção do local onde estão expostos, mas o município estimou hoje à Lusa que terão sido recolhidas cerca de duas toneladas de lixo, na sua maioria objetos em plástico.

A ação decorreu no âmbito das atividades ligadas à educação ambiental do Programa Bandeira Azul 2014.

A iniciativa contou com o apoio de entidades públicas e de empresas e foi desenvolvida em parceria com a Brigada do Mar, um grupo de voluntários que, desde 2009, se tem juntado para limpar as praias do concelho de Grândola.