Um sismo com magnitude 1,3 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha do Faial, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, o sismo foi registado às 20:40 locais (mais uma hora em Lisboa) com epicentro em terra, a cerca de um quilómetro a oeste da praia do Almoxarife, na ilha do Faial, acrescenta um comunicado do SRPCBA.

“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada na Ribeirinha, concelho da Horta”, acrescenta a mesma nota.

Na quinta-feira, dois sismos, e 1,6 na escala de Richter, foram sentidos no Faial, de acordo com o SRPCBA e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O primeiro terramoto com 2,7 de magnitude na escala de Richter ocorreu às 11:58 locais e teve epicentro próximo da Ribeirinha. O segundo sismo, com magnitude de 1,6, foi registado às 14:45 locais, com epicentro no mar a cerca de dois quilómetros a norte/nordeste da Ribeirinha, no Faial.

Na quarta-feira já tinha sido sentido um outro sismo no Faial, às 15:24 locais, com epicentro em terra, a cerca de um quilómetro a oeste da Ribeirinha.