O Instituto da Segurança Social anunciou hoje que celebrou, nos primeiros nove meses do ano, 336 novos acordos de cooperação na área dos idosos, um investimento de cerca de 9,4 milhões de euros que irá beneficiar 4.200 idosos.

Uma fonte da Segurança Social explicou à agência Lusa que estes novos acordos foram celebrados com instituições particulares de solidariedade social de todo o país para apoiar várias respostas sociais para idosos, como lares, centros de dia e serviço domiciliário.

Segundo o Instituto da Segurança Social (ISS), estes 336 novos acordos de cooperação, representaram “um reforço do investimento para 2015 na ordem dos nove milhões e quatrocentos mil euros”.

“Estes acordos permitem alargar os apoios a cerca de mais 4.200 pessoas idosas e representam um impacto orçamental em 2016 na ordem dos 14,5 milhões de euros”, adianta a Segurança Social numa informação enviada à agência Lusa.

No ano passado encontravam-se em vigor 6.262 acordos de cooperação para a área dos idosos, correspondendo a mais de 176 mil vagas e a um financiamento de 530,5 milhões de euros.

Em 2014, relativamente a 2010, o investimento em respostas sociais para idosos aumentou 11%, segundo dados da Segurança Social.