O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, afirmou que uma família de Cinfães do Douro está entre os 12 portugueses mortos no acidente de viação na quinta-feira à noite em França.

“Confirmamos a morte dos 12 portugueses, como podemos informar que uma das famílias - um homem com 39 anos, uma mulher de 28 anos e uma criança de sete anos - são oriundos do concelho de Cinfães do Douro”, declarou à Lusa José Luís Carneiro.

VEJA TAMBÉM: 

12 portugueses morrem em acidente em França

Motorista tem 19 anos e está em estado de choque

Capelão de Lyon largou atividades pascais para acudir a "grande tragédia"

Portugueses perderam a vida na "estrada da morte"

"A comunidade portuguesa na Suiça está de luto"

Acidentes lá fora têm vitimado muitos portugueses

 

“A câmara municipal, que fica na região de Lyon, está a desenvolver esforços no âmbito do gabinete de crise, que por sua vez está a apoiar os portugueses, porque haverá agora uma fase de deslocação das famílias para o reconhecimento presencial, após identificação legal dessas vítimas”, acrescentou.

O secretário de Estado referiu ainda que do “conjunto daqueles que faleceram, viajavam 13 pessoas naquela viatura, uma sobreviveu, o motorista”.

“Os contactos com as famílias, por parte dos serviços consulares, estão a ser desenvolvidos. Os corpos estão em câmara ardente num salão que foi preparado e disponibilizado pela câmara municipal em Moulins, na região de Lyon”, indicou ainda, mas vão ser transferidos para a morgue do hospital local. 

“Não temos informação oficial do destino” final em Portugal das vítimas, sublinhou o secretário de Estado.

As vítimas morreram na sequência um choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, onde estavam dois condutores italianos que sobreviveram. A carrinha desviou-se para a faixa contrária e colidiu de frente com o camião.

O condutor da carrinha foi levado para o hospital em Moulins. O veículo em que seguiam os portugueses saiu da Suíça (Lausanne) por volta das 21:00 de quinta-feira e teria como destino Portugal.

O acidente ocorreu por volta das 23:45 de quinta-feira na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Montbegny, Moulins, no departamento de Allier, no centro de França, adiantou a mesma fonte

O acidente aconteceu na estrada nacional 79, a Estrada Centro-Europa Atlântico (RECEA), considerada uma das quatro estradas mais perigosas da França, em particular nessa zona de Allier, na região de Auvergne.