É lançado oficialmente e simbolicamente esta quinta-feira, dia 5 de Outubro, feriado da Implantação da República, o novo Portal do Governo. Uma plataforma mais acessível e intuitiva através da qual o Executivo pretende reforçar a proximidade com os cidadãos. Espreite aqui.

"Com um layout mais simples e intuitivo, o novo portal distingue-se ainda pela melhor navegabilidade e acesso simplificado a toda a informação relevante produzida pelas diferentes áreas governativas", refere a informação disponibilizada à agência Lusa.

Aceder às remodelações do elenco governativo em cada legislatura passa agora a ser possível, uma vez que "a área dedicada à composição do Governo foi também desenvolvida", sendo os membros do executivo apresentados de forma mais clara.

Nesta nova versão foi também introduzido um motor de pesquisa, que irá "permitir o acesso à informação de forma mais simples e rápida", para além de agora poder ser possível consultar o portal nas várias plataformas digitais disponíveis como os computadores, tablets e smatphones.

Os conteúdos relativos aos programas do Governo estarão também disponíveis - e agrupados - nas novas áreas "Temas e Programas de Ação Governativa".

Este novo portal contém ainda uma área própria "que presta homenagem à democracia portuguesa" onde é possível aceder a informação relativa a anteriores executivos e na qual, "de forma gradual, se irá promover a recuperação e publicação de conteúdos antes inacessíveis aos cidadãos".

"Portugal em números" será outra das novidades da página oficial do Governo, onde estão reunidos diversos indicadores sobre o país, assim como ligações aos principais portais de serviço público.