O vento forte que se faz sentir no arquipélago dos Açores já levou ao cancelamento de ligações aéreas entre algumas ilhas açorianas, afetando 110 passageiros, disse o porta-voz da companhia aérea SATA à Lusa.

O porta-voz da companhia aérea, António Portugal adiantou que foram canceladas ligações da SATA Air Açores com as Flores, Graciosa, Pico e Horta (Faial), afetando 110 passageiros que serão reencaminhados na sexta-feira.

Segundo explicou António Portugal, "os voos saíram de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, mas a partida da Terceira para aquelas ilhas foi cancelada devido às condições meteorológicas".
 

Voo SATA Internacional regressou a Lisboa


Um avião da SATA Internacional que fazia ao final da tarde de hoje o percurso entre Lisboa e as ilhas de Santa Maria e São Miguel não conseguiu aterrar em Ponta Delgada, devido ao mau tempo, e regressou à capital portuguesa.

O porta-voz da SATA, António Portugal, adiantou à Lusa que o aparelho "ainda conseguiu aterrar em Santa Maria, mas já não foi possível fazer a ligação com Ponta Delgada, devido às condições meteorológicas e teve de regressar a Lisboa".

Os passageiros com destino a Ponta Delgada que ficaram em Santa Maria serão reencaminhados hoje para Ponta Delgada, num voo da SATA Air Açores que assegura as ligações entre as nove ilhas dos Açores.

Quanto aos passageiros que iam neste mesmo aparelho da SATA Internacional de Ponta Delgada para Lisboa "seguirão esta noite para a capital portuguesa, num voo da TAP", acrescentou.

O porta-voz da companhia aérea açoriana disse, no entanto, que "a melhoria do tempo no grupo central do arquipélago permitiu realizar ligações com São Jorge e Horta [Faial] e voos da Terceira para Ponta Delgada" (São Miguel).

O mau tempo levou ainda esta tarde ao "encerramento parcial da estrada regional perto da Bretanha", em São Miguel, devido à "queda de uma árvore", situação já resolvida, segundo disse à Lusa fonte da Proteção Civil dos Açores.

A mesma fonte indicou ainda que o vento forte "levantou algumas telhas da escola básica e preparatória das Velas, em São Jorge".

Segundo o meteorologista Carlos Ramalho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Ponta Delgada, nos grupos central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e ocidental (Flores e Corvo) dos Açores, "o vento já tem vindo a diminuir gradualmente", uma situação que se deverá também verificar em São Miguel e Santa Maria (grupo oriental), a partir das 20:00 locais (mais uma hora em Lisboa).