Dois sismos, com magnitudes de 3,1 e 3,0 na escala de Richter, foram sentidos esta sexta-feira no concelho da Povoação, ilha de São Miguel, anunciou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Segundo a Proteção Civil, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), os sismos foram registados às 14:46 locais (mais uma hora em Lisboa).

O primeiro, com magnitude 3,1 na escala de Richter e epicentro a cerca de dois quilómetros a noroeste da Ribeira Quente, e o segundo, com magnitude 3,0 na escala de Richter, localizou-se a cerca de um quilómetro a norte/noroeste da Ribeira Quente”, refere a Proteção Civil.

De acordo com a informação disponível, os sismos foram sentidos com intensidade máxima V/VI na escala de Mercalli modificada na Ribeira Quente, mas também "nas freguesias das Furnas, Povoação e Faial da Terra, também no concelho da Povoação”.

O CIVISA na sua página na Internet acrescenta que a atividade sísmica no vulcão das Furnas está “ligeiramente acima do normal”.