Um pastor que caiu, este domingo, numa encosta em Seia, Guarda, foi transportado de helicóptero para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

O homem ficou gravemente ferido na queda, que aconteceu perto da aldeia de Póvoa Nova, na região da Serra da Estrela, disse à agência Lusa o CDOS da Guarda.

Devido à dificuldade de acesso ao local, os bombeiros "demoraram muito tempo" a chegar até à vitima, tendo depois transportado o homem até ao Centro de Meios Aéreos de Seia, para ser levado num helicóptero do INEM para Coimbra, referiu fonte do CDOS.

Segundo o comandante dos Bombeiros de Seia, Virgílio Borges, o homem, que terá sofrido "múltiplas fraturas" tem 47 anos e é um pastor que estaria com o seu rebanho quando sofreu a queda "de dois a três metros" numa encosta de declive muito acentuado, que obrigou a uma operação "muito cuidadosa e minuciosa".

O alerta do acidente foi dado pelo próprio pastor, a partir do seu telemóvel.

O comandante dos bombeiros de Seia sublinhou a importância de as pessoas que andam na serra "terem sempre o telemóvel com bateria carregada".