O 36.º Portugal Fashion chega esta quinta-feira ao Porto, sendo o segundo dia marcado pelo regresso de Pedro Pedro e a apresentação para a próxima estação fria das coleções de Luís Buchinho, Katty Xiomara e Júlio Torcato.

Luís Buchinho, que comemora 25 anos de carreira, inicia o segundo dia do Portugal Fashion sob o tema «Comics», às 19:00, na Escola Secundária Rodrigues de Freitas, levando a coleção que estreou na semana de moda de Paris.

Para o próximo outono/inverno, o criador apostou no preto e no branco, que se juntam ao cinza e ao caramelo. A banda desenhada foi o conceito base para toda a coleção e recorreu-se «a uma mistura de diferentes materiais, ao uso de blocos de cor e a uma paleta de cor inusitada», segundo informação da organização.

Um dos principais destaques do evento que na quarta-feira começou em Lisboa é o regresso de Pedro Pedro, que encerra o segundo dia com uma «coleção brutalista nos cortes e nos acabamentos, contrariada pelos materiais naturais e femininos», com uma paleta de cores em tons de cinzento, castanho, caqui e rosa.

Antes, também no Palácio dos CTT, Daniela Barros aposta na lã e na seda e nas cores neutras, e Hugo Costa apresenta uma coleção que «tem como principal inspiração a indumentária dos nómadas tibetanos» combinada com influências do vestuário clássico.

Outros dos protagonistas da primeira noite do Portugal Fashion no Porto são Katty Xiomara, que apresenta a sua coleção sob o tema «Re-Evolution», apostando numa «mistura militar, revolucionária e naturalista», e Júlio Torcato, que concebeu «um trabalho sobre dualidade e duplicidade», com predomínio de preto, naval, ‘bordeaux’ e cinza.

Há ainda espaço para a plataforma de jovens talentos Bloom, com as coleções de Mafalda Fonseca e João Melo Costa.

Para a edição comemorativa dos 20 anos do Portugal Fashion estão programados 31 desfiles, que reúnem 17 criadores em nome próprio, nove marcas de vestuário, seis marcas de calçado, seis jovens designers e quatro marcas de jovens estilistas.