Há 20 anos, em 1997, na pequena aldeia beirã de Vale da Mula, concelho de Almeida, os repórteres da TVI constataram que ali se via muito mais televisão espanhola do que portuguesa. A escassos 200 metros da fronteira, os habitantes locais vibravam com os filmes dobrados em castelhano, torciam pelo Barcelona de Figo e Baía e o mundo chegava-lhes, sobretudo, pelos “Telediários” de Madrid.

As televisões privadas ( TVI e SIC) davam os primeiros passos, e muitos se reuniam à volta do televisor, no Café do Sr. Vaz e da D. Alice. Mas nem a velha RTP se apanhava em condições. 20 anos depois, em 2017, os mesmos repórteres da TVI foram perceber o que mudou em Vale da Mula, sobretudo no que toca à televisão e às telecomunicações.

Muita coisa mudou, para melhor e para pior. Hoje, vê-se mais os canais portugueses, mas os telemóveis só apanham a rede espanhola. E o pior de tudo: a aldeia perdeu muita gente, sobretudo jovens. O retrato do passado e do futuro de uma típica aldeia raiana.

“Regresso ao Futuro em Vale da Mula” é uma grande reportagem de Victor Bandarra, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de Miguel Freitas.

Para ver domingo, no Jornal das 8, em Repórter TVI.