Uma habitação em Vizela ficou este sábado cercada pelas águas do rio e os quatro habitantes estavam às 13:45 a ser resgatados de barco pelos bombeiros, informou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

Segundo a fonte, o incidente ocorreu na freguesia de Santo Adrião, estando o resgate da família a ser efetuado por mergulhadores e por uma embarcação dos bombeiros.

A família é composta por dois adultos e duas crianças.

Desde as 00:00 de sexta-feira até às 13:45 de hoje, o CDOS de Braga registou 60 ocorrências relacionadas com o mau tempo, 43 das quais por inundações.

Fonte do CDOS disse que as outras ocorrências têm a ver com deslizamentos de terras (12) e quedas de árvore (5) não havendo qualquer registo de danos pessoais.

O mau tempo colocou este sábado dez distritos em alerta laranja, que evolui para alerta vermelho em sete dos distritos no domingo. 

Moradores retirados em Baião

Também a derrocada parcial de um muro na freguesia de Teixeira, Baião, obrigou, na tarde deste sábado, a retirar os moradores de duas casas, estando já os bombeiros no local.

Os bombeiros estão a inspecionar as condições em que ficou o que resta do muro que sustenta o solo, para avaliar se as casas, construídas numa encosta, estarão em risco.

Os serviços de proteção civil municipal de Baião estão no local, mas não prestam declarações.

A derrocada do muro, alegadamente provocada pela chuva intensa que se faz sentir na região, provou a deslocação de uma grande quantidade de lama para a estrada municipal que liga Teixeira a Teixeiró.

Os trabalhos de limpeza já foram iniciados.