Notícia atualizada 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 127 pessoas em flagrante delito durante o fim de semana e apreendeu 407 doses de haxixe, duas armas de fogo e 11 armas brancas, anunciou a GNR.

Foi ainda apreendido um veículo ligeiro e 983 euros em numerário, lê-se num comunicado da GNR sobre a atividade operacional do fim de semana e que a Lusa cita.

Do total de detidos, 87 foram-no por condução sob o efeito de álcool, 18 por condução sem habilitação legal, três por tráfico de droga, duas por posse de arma proibida, outras duas por furto, duas por violência doméstica, uma por homicídio e 12 por outros crimes.

A GNR elaborou ainda 122 autos de notícia e 1.587 autos de contra-ordenação.

As operações de fiscalização para prevenir e combater a criminalidade violenta incidiram nos distritos/comandos territoriais de Aveiro, Açores, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Em operações de trânsito, os militares da GNR fiscalizaram 4.383 condutores e detetaram 1.582 infrações, das quais 177 por condução com taxa de álcool no sangue superior a 0,5 gramas de álcool por litro de sangue, 670 situações de excesso de velocidade, detetados em 37.351 controlos e 28 situações relativas a tacógrafos.

Por seu turno, a Polícia de Segurança Pública deteve 254 pessoas e apreendeu mais de mil doses de droga, entre sexta-feira e segunda de manhã, em todo o país.

Em comunicado, a PSP adianta que 26 pessoas foram detidas por tráfico de droga, seis por resistência e coação sobre funcionário, 24 por furto e roubo, 11 por posse ilegal de arma, quatro por permanência ilegal no país, quatro por violência doméstica e uma por usurpação de funções.