pub

Ler a última notícia

Neve não dá tréguas em todo o país

Há escolas fechadas, estradas cortadas e, pelo menos, uma aldeia isolada

Por: Redacção / PP  |  11- 1- 2010  13: 16

Comentários
Mau tempo na Guarda

Actualizada às 16:30

A queda de neve durante a noite encerrou várias estradas no continente e obrigou ao fecho de escolas, isolando mesmo a vila de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

o presidente da autarquia, José Brito Dias, disse à Lusa que «os acessos ao concelho pelas estradas nacionais [estão cortados], a EN 344 e a EN 112» e a «vila está sem qualquer hipótese de saída».

A neve e o gelo foram responsáveis pelo encerramento de várias estradas, nos distritos de Coimbra, Aveiro, Guarda, Porto, Viseu, Vila Real, Braga, Castelo Branco, Leiria, Bragança e Portalegre, avançou à Lusa fonte da GNR.

No distrito de Coimbra, as ligações da Pampilhosa da Serra a Coimbra, pela Estrada Nacional 112 e Góis (EN 2), que estavam encerradas devido, foram reabertas.

A circulação na EN 344, que liga a Pampilhosa da Serra a Pedrogão Grande e ao IC8, está condicionada.

Em Portalegre, o gelo encerrou as estradas de acesso à Serra de São Mamede (Portalegre), desde domingo.

O trânsito ficou entretanto normalizado na A6, perto de Elvas, depois de ter estado condicionado, desde domingo, devido à existência de gelo na via.

No Porto, a circulação entre o Marco de Canaveses e Baião (EN 108) foi já restabelecida. Assim como a 321/1, apesar de ainda ter alguns condicionalismos.

Mais de 50 bombeiros de Baião, de Santa Maria do Zêzere, da Protecção Civil e da Estradas de Portugal estão a espalhar sal nas estradas e a apoiar as instituições de solidariedade social e de saúde.

O acesso rodoviário ao centro histórico da Guarda está cortado, bem como várias ruas da cidade, sobretudo as mais íngremes. A estrada municipal que liga Aguiar da Beira à Lapa está cortada e na EN 18 e só circulam os automóveis com correntes de neve.

No concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, a câmara local está a tentar reabrir acessos nas freguesias de Cantar Galo, Vila do Carvalho e na zona das Minas da Panasqueira, disse à Lusa o vereador com o pelouro da protecção civil, Pedro Silva.

no distrito de Vila Real, as principais estradas do distrito (IP4, A24 e A7) estão abertas ao trânsito, embora com precauções, mas os transportes escolares foram cancelados nas zonas mais rurais do distrito.

Depois de ter estado fechado durante todo o dia de domingo, o Itinerário Principal 4 (IP4), a principal via de ligação de Vila Real ao Litoral, reabriu ao trânsito esta manhã, embora as autoridades aconselhem muitas precauções por causa da neve e gelo. A mesma situação aconteceu na A24 e A7.

No distrito de Viseu, a neve de domingo, com o gelo que entretanto se formou, cortou ao trânsito as estradas nacionais 321, entre Castro Daire e Cinfães, e 323, entre Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.

A situação meteorológica obrigou também ao encerramento de escolas e jardins-de-infância em vários pontos do país, como Trancoso, Baião, Covilhã, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Montalegre, por dificuldade nos acessos ou falta de segurança para a realização do transporte escolar.

O distrito de Bragança acordou também vidrado pelo gelo que se formou sobre o nevão de domingo que atingiu os 12 concelhos, impedindo o transporte das crianças das aldeias para as escolas.

O vento forte também está a obrigar a cancelamentos dos voos da Sata entre as ilhas dos Açores.

Estamos no Facebookmais aqui

Plano de
Lisboa
A carregar...

Programação - Semana de 12 de Fevereiro a 18 de Fevereiro

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa