O prazo de entrega do Modelo 3 de IRS em papel está a terminar, mas se não cumprir esta obrigação até 16 de Março, pode fazê-lo pela Internet e sem pagar multa, a partir de hoje e até 15 de Abril.

A via electrónica tem ainda vantagens para os contribuintes, que obtiveram rendimentos de trabalho dependente e/ou de pensões em 2008. É que, se tiver direito a reembolso, este será antecipado para o final do mês seguinte ao da entrega da declaração.

Juntas de freguesia ajudam na tarefa

No entanto, esta medida de apoio às famílias é exclusivamente aplicável às declarações do IRS, da primeira fase, e desde que as mesmas não fiquem pendentes de qualquer medida de controlo interno de cariz automático, como, por exemplo, situações de erro no preenchimento da declaração.

Balcões específicos em horários alargado

Se escolher a via digital, a emissão das notas de cobrança será efectuada ao mesmo ritmo que o processamento dos reembolsos. As Finanças comprometeram-se a dar aos contribuintes acesso aos respectivos documentos de pagamento em data anterior ao que tem acontecido em anos anteriores.

Este ano, pode também contar com a ajuda do fisco no acesso à Internet para o envio das suas declarações de rendimentos. Para o efeito, foram criados postos de atendimento nos serviços de Finanças e direcções de Finanças, específica e exclusivamente vocacionados para o apoio aos contribuintes nesta tarefa. Alguns destes balcões estão a funcionar em horário alargado entre as 08h e as 20h dos dias úteis e ainda aos sábados durante o período de submissão electrónica das declarações Modelo 3 da primeira fase.

Imposto aumenta

Por fim, Juntas de freguesia aderentes terão também postos de apoio para este efeito.

Por seu lado, o prazo para as empresas e profissões liberais (Modelo 10) entregarem a sua declaração terminou no mês de Fevereiro.