Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se segunda-feira em Bruxelas para preparar o Conselho Europeu da Primavera que será dominado por um debate sobre a situação económica e financeira.

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 reunidos quinta e sexta-feira, também na capital belga, irão examinar os progressos alcançados até à data para assegurar uma maior estabilidade e melhor supervisão e transparência nos mercados financeiros, avança a Lusa.

A reunião conhecida por Cimeira da Primavera trata todos os anos, principalmente, temas económicos.

Os líderes dos 27 irão também fazer o ponto da situação da Estratégia de Lisboa de modernização da economia europeia e preparar a cimeira do G20 que se realizará a 2 de Abril em Londres.

Os chefes da diplomacia europeia também vão, segunda-feira, tentar chegar a um acordo sobre a proposta da Comissão Europeia de um investimento adicional de cinco mil milhões de euros no âmbito do plano europeu de recuperação económica.

Segundo a última proposta da presidência checa da UE, Portugal deverá receber cerca de 100 milhões de euros no quadro deste pacote de investimentos em projectos relacionados com infraestruturas europeias, em particular na área da energia, internet de alta velocidade e desenvolvimento rural.

A delegação portuguesa à reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 será chefiada pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Teresa Ribeiro, visto que o chefe da diplomacia, Luís Amado, estará retido em Lisboa por causa da visita oficial a Portugal dos reis da Jordânia.