Apesar da crise, os cinco maiores bancos portugueses (CGD, BCP, BES, BPI e Santander Totta) conseguiram lucrar ao todo 1.731 milhões de euros, o que representa um ganho de 4,7 milhões de euros por dia.

Esta quinta-feira foram revelados os resultados da Caixa Geral, em que os lucros caíram 46,4% para os 459 milhões de euros.

Se no ano passado, o banco estatal lucrou praticamente o mesmo que o BCP e o BPI juntos, desta vez foi ultrapassado pelos resultados do Santander Totta, que rondaram os 517,7 milhões de euros.

O presidente do banco estatal, Faria de Oliveira, diz, no entanto, que os resultados «são francamente bons», tendo em conta os resultados operacionais no que é controlável pela gestão, mas inevitavelmente inferiores aos o ano anterior em virtude da evolução dos mercados financeiros».

5 maiores bancos lucraram quase 8 milhões por dia em 2007

A instituição financeira esclarece que as posições detidas no BCP e na Zon representaram um impacto negativo de 482 milhões de euros. Mas mesmo assim, a CGD vai entregar um dividendo de 300 milhões de euros.

A verdade é que, apenas o Santander Totta conseguiu registar uma subida de 1,5% dos lucros. Já o BES, BPI e BPC registaram quebras de 34%, 58% e 64%, respectivamente durante o ano passado.

Veja todas as contas aqui