logotipo tvi24

Açores: autocarro com crianças caiu cerca de 100 metros

Dois alunos resgatados. Condutor e outra criança permanecem desaparecidos. Acesso difícil e condições meteorológicas dificultam as buscas

Por:
   |   2010-03-01 12:19

Um autocarro que fazia o transporte escolar de crianças na zona do Nordeste, em São Miguel, Açores, foi arrastado por uma enxurrada originada por uma derrocada e caiu por uma ribanceira de uma altura de cerca de cem metros, disse ao tvi24.pt o presidente da Protecção Civil dos Açores, António Cunha.

A mesma fonte adiantou que o acidente ocorreu entre as localidades de Algarvia e Feiteira. No veículo de 52 lugares seguiam na altura três crianças, com idades entre os 7 e os 10 anos, e o condutor. Duas crianças já foram resgatadas. Uma tem uma fractura numa perna. A outra apresentava sinais de hipotermia. Ambas foram transportadas para o Centro de Saúde do Nordeste.

Permanecem ainda desaparecidos o condutor e uma criança, filha do condutor.

O autocarro, que se encontra partido em dois e com o tejadilho parcialmente arrancado, está no fundo de uma ribanceira com várias dezenas de metros de profundidade, para onde foi arrastado pela enxurrada.

Bombeiros «lutam» para chegar ao autocarro

As autoridades estão a realizar buscas, mas as chuvas fortes, o terreno acidentado e o forte caudal da ribeira, que está cheia de lama e pedras, atrapalham os trabalhos.

Segundo a Protecção Civil, os bombeiros procuram os desaparecidos desde o alto da ribanceira até à ribeira. Dada a inclinação do terreno, os homens têm de estar presos por cordas, o que ainda atrapalha mais as buscas.

Nas operações de socorro estão envolvidos os bombeiros do Nordeste, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo bem como pessoal e máquinas da Secretaria Regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos.

O responsável explica que na zona é comum acontecerem derrocadas devido ao mau tempo e recordou que o Instituto de Meteorologia já tinha lançado um alerta de mau tempo para esta segunda-feira.

Partilhar
EM BAIXO: Sociedade
Sociedade

EM MANCHETE
Luxemburgo aceita «gestão controlada» do ESFG
Tribunal do comércio do Luxemburgo aceitou pedido do maior acionista do BES. Banco deverá apresentar prejuízo histórico de 3 mil milhões de euros em 3 meses
Portugal suspende representação diplomática na Líbia
Encargos com remédios para diabetes «aumentaram 400%»