O primeiro-ministro elogiou hoje o desempenho de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia, considerando que «reforçou as instituições europeias», e antecipou que a sua sabedoria «será muito útil no futuro próximo» para a União Europeia.

As palavras de Pedro Passos Coelho foram proferidas durante o congresso do Partido Popular Europeu (PPE), em Dublin, na Irlanda.

O chefe do Governo português aproveitou as palavras finais do seu discurso para, «como português e europeu», agradecer a Barroso, que anunciou hoje oficialmente que abandona a presidência da Comissão Europeia em outubro, pelo seu papel «nos últimos dez anos» e pelo seu «trabalho num momento de grandes desafios».

«Estou certo que o seu caráter foi essencial para reforçar as instituições europeias e para esta nova era que enfrentamos», afirmou Pedro Passos Coelho.

Depois, o primeiro-ministro e presidente do PSD concluiu, afirmando: «Tenho a certeza que o seu conhecimento será muito útil no futuro próximo para as instituições europeias».