O ex-ministro José Vieira da Silva afirma que António Costa é o socialista «mais bem colocado para assumir a liderança do PS».

Vieira da Silva abordou a recente polémica, entre António Costa e António José Seguro, que envolve a liderança do Partido Socialista, no programa da TVI24 «Judite Entrevista», e afirma que o atual presidente da Câmara de Lisboa é o homem certo para liderar os socialistas.

«Creio que António Costa é o socialista mais bem colocado para assumir a liderança e dar corpo a um projeto político, a uma forma de intervenção na sociedade portuguesa, que é muito urgente que se reforce e se construa».

O ex-ministro do governo de José Sócrates deixou implícito que a "necessária" mudança de liderança está ligada às eleições europeias e à inexistência de uma vitória «expressiva» sobre a direita.

«[O PS] ganhou as eleições europeias, isso é indiscutível, como é também indiscutível que a direita teve uma profunda derrota, [pois] pouca gente pensaria que a direita ficaria abaixo dos 30%. Mas como é que nunca situação dessas o PS não consegue capitalizar significativamente, ou seja, mobilizar social e politicamente tantos e tantos descontentes com aquela política [da direita]. Uma vitória expressiva seria não ficar com [apenas] 3,5% acima da direita», afirmou Vieira da Silva.