Notícia atualizada às 00:20

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse segunda-feira ter sido «apanhado de surpresa» pela renúncia de Daniel Bessa da presidência da assembleia municipal, considerando uma «perda» e lamentando que não fique «até ao fim do mandato».

O presidente da Assembleia Municipal do Porto, Daniel Bessa, resignou esta segunda-feira ao cargo, alegando motivos pessoais, decisão que foi conhecida pouco antes da sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto.

«[Daniel Bessa] ligou-me hoje por volta das 20:00 a comunicar-me que, por motivos de ordem pessoal, tinha que apresentar a resignação ao cargo e por essa razão já não podia comparecer na assembleia municipal», disse Rui Moreira aos jornalistas.

O presidente da Câmara do Porto garantiu ter sido «apanhado de surpresa», afirmando ter «muita pena» que Daniel Bessa não possa integrar a equipa «até ao fim do mandato».

«O Daniel Bessa esteve comigo desde a primeira hora e ainda hoje me afirmou o seu empenho político e pessoal neste projeto mas que não podia continuar», enfatizou.

Perante a insistência dos jornalistas, Rui Moreira recusou fazer mais considerações sobre esta saída, garantindo que não se arrepende de o ter escolhido para o cargo.

«Se é ele que invoca motivos de ordem pessoal não nos cabe a nós e a mim pôr em questão aquilo que são motivos de ordem pessoal«, considerou.

O presidente da autarquia explicou ainda que, no telefonema, Daniel Bessa lhe disse que iria fazer chegar uma carta para entregar à socialista Ana Paula Vitorino - a primeira secretária deste órgão - o que fez.

«É uma perda. É com muita pena minha que uma pessoa como o Daniel Bessa, que esteve comigo desde a primeira hora, se veja obrigado a abandonar um cargo que ele certamente gostava de desempenhar. É um dia para mim triste», lamentou.

Rui Moreira acrescentou ainda que será a Daniel Bessa que, «se assim o entender, caberá prestar outros esclarecimentos».

Ana Paula Vitorino adiantou, no início dos trabalhos da assembleia que, «na sessão seguinte, que é a próxima, terá que ser resolvida esta questão».

Daniel Bessa foi eleito nas últimas autárquicas pela lista independente de Rui Moreira.