Já são conhecidos os nomes de alguns dos novos secretários de Estado, ainda antes da apresentação oficial pelo primeiro-ministro ao Presidente da República da remodelação de Governo, que acontecerá ainda durante o dia de hoje, Nomes confirmados pela TVI.

  • Tiago Antunes é o próximo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
  • Eurico Brilhante Dias é o novo secretário de Estado da Internacionalização (substitui Jorge Costa Oliveira, que se demitiu por ser arguido no caso das viagens da Galp)
  • Teresa Lehmann com a secretaria de Estado da Indústrias (substitui João Vasconcelos pelo mesmo motivo)
  • Ana Paula Zacarias fica com os Assuntos Europeus (substitui Margarida Marques)

Falta ainda conhecer quem liderará a nova secretaria de Estado da Habitação, anunciada ontem, durante o debate do Estado da Nação, pelo primeiro-ministro. E, também, quem substituirá Fernando Rocha Andrade, que sai do Governo também por ser arguido no caso das viagens pagas pela Galp para ver um jogo do Euro 2016.

A tomada de posse dos novos secretários de Estado ocorrerá ainda esta semana.

Eurico Brilhante Dias

É deputado do PS. Desempenha o cargo de vice-presidente da comissão de Assuntos Europeus e integra ainda outras comissões na Assembleia da República.

Professor universitário, licenciado em Gestão de Empresas, tem mestrado e doutoramento em ciências empresariais.

Tiago Antunes

Não é a sua estreia em funções governativas. O jurista e professor da Faculdade de Direito de Lisboa foi chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, no segundo governo de José Sócrates.

Vem substituir Miguel Prata Roque, que pediu para sair do Governo.

O novo secretário de Estado é especialista em direito público e do ambiente.

Licenciado em Direito, concluiu o doutoramento em 2015, com uma tese intitulada "Ensaio sobre a natureza jurídica das licenças de emissão no mercado europeu de carbono".

Ana Teresa Lehmann

Professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, na Porto Business School.

Doutorada e mestre em Economia pela University of Reading. Pós-doutoramento em políticas de atracção e IDE e de fomento da internacionalização.

Exerceu diversos cargos de gestão em entidades públicas (foi vice-presidente da CCDR-Norte e pró-reitora da Universidade do Porto).

É autora de diversos livros e de publicações científicas internacionais.

Ana Paula Zacarias

Diplomata de carreira, foi vice-presidente do Instituto Camões.

É licenciada em Antropologia Cultural e também em Direito.

Desempenhou cargos diplomáticos em Washington, Paris, Curitiba e Brasília. Foi embaixadora de Portugal na Estónia e representante permanente adjunta de Portugal na UE.

Em 2011, integrou o Serviço Europeu para a Ação Exterior, como embaixadora da UE no Brasil, funções que manteve até 2015. Passou a ser embaixadora da UE na Colômbia e Equador em setembro de 2015.