O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, vai chefiar a delegação portuguesa à semana de debate geral da 68.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque entre 24 e 28 de setembro.

O programa da deslocação a Nova Iorque começa um dia antes, a 23 de setembro, com uma receção oferecida pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, aos chefes de delegação.

A sessão de abertura do Debate Geral realiza-se na manhã de 24 de setembro, às 09:00 e o programa de Rui Machete encerra no dia 28, às 12:30, com a intervenção portuguesa na Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O chefe da diplomacia portuguesa aproveitará a sua participação nos trabalhos para se encontrar com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e tem previstas reuniões também com alguns homólogos, entre os quais os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.

Rui Machete terá ainda um almoço de trabalho com os ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre outros eventos e encontros bilaterais.