O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que começa esta quinta-feira uma visita de três dias ao Alentejo, incluiu no seu roteiro a reunião semanal com o primeiro-ministro, António Costa, agendando-a para sexta-feira, em Évora.

A reunião semanal do Presidente com o primeiro-ministro realiza-se normalmente às quintas-feiras, no Palácio de Belém. Desta vez, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa vão reunir-se num hotel em Évora, às 09:30 de sexta-feira.

Esse encontro é o primeiro ponto da agenda do chefe de Estado na sexta-feira e antecede uma visita à Universidade de Évora, marcada para as 11:00.

Marcelo no "Portugal Próximo"

O Presidente da República vai estar três dias ao Alentejo, naquela que é a primeira pelo interior do país desde que tomou posse e que marca o arranque da iniciativa "Portugal Próximo".

Com uma agenda "cheia", Marcelo Rebelo de Sousa vai passar pelos três distritos alentejanos, Portalegre, Évora e Beja, numa visita em que percorre cerca de 400 quilómetros por nove concelhos, viaja de comboio, almoça com refugiados e homenageia os falecidos Nicolau Breyner, ator natural de Serpa, e Manuel Castro e Brito, "pai" e mentor da feira Ovibeja.

Além da cultura e da agricultura, também as dificuldades associadas à interioridade, as potencialidades do Alqueva, a educação e o empreendedorismo devem fazer parte das preocupações do chefe de Estado na deslocação pelo Alentejo, onde os "afetos" e a proximidade se deverão fazer sentir, sobretudo durante os passeios a pé.