O BE entregou um requerimento na comissão de inquérito que investiga os contratos swap celebrados com empresas públicas a exigir a troca de emails em 2011 entre o ex-diretor-geral do Tesouro Pedro Felício e a agora ministra das Finanças.

O requerimento surge na sequência da audição esta manhã do antigo diretor-geral do Tesouro Pedro Felício, onde este afirmou que falou a Maria Luís Albuquerque sobre 'swap' aquando da tomada de posse desta como secretária de Estado, tendo-lhe enviado no dia seguinte um «ponto da situação».

«Recordo-me que no dia da tomada de posse tivemos uma reunião», disse Pedro Rodrigues Felício no Parlamento, explicando que nessa conversa, em junho de 2011, com Maria Luís Albuquerque «foram levantadas uma série de questões», como as medidas da troika, assuntos do dia a dia e também os swap.

O antigo diretor-geral do Tesouro e Finanças, que exerceu funções entre 10 de maio de 2010 e 15 de agosto de 2011, afirmou ter enviado a Maria Luís Albuquerque um e-mail a 29 de junho de 2011, um dia após a tomada de posse como secretária de Estado do Tesouro e Finanças, que continha «um ponto de situação» sobre as perdas potenciais dos swap em quatro empresas.

«No dia 29 de junho, mandei um e-mail com o ponto de situação sobre o market-to-market [perdas potenciais] dos contratos, com o grosso dos valores relativos a quatro empresas, que na altura eram de 1,4 mil milhões de euros», disse.

O Bloco de Esquerda quer agora conhecer o conteúdo desse e-mail e a comissão de inquérito irá agora fazer o pedido formal para que seja entregue à comissão a troca de emails entre o antigo diretor-geral do tesouro nomeado durante o Governo de José Sócrates e a agora ministra das Finanças, apurou a Lusa.