Os novos secretários de Estado tomaram posse, esta segunda-feira, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República e que teve lugar no Palácio de Belém, em Lisboa.

Os novos secretários de Estado da Administração Pública, José Maria Teixeira Leite Martins, da Administração Interna, João Almeida, e da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, António Manuel Costa Moura,tomaram posse numa cerimónia muito breve, com início às 15:00 e que estava encerrada cinco minutos depois.

Esta foi a nona alteração à composição do XIX Governo Constitucional e a sétima realizada este ano. O executivo PSD/CDS-PP, chefiado por Pedro Passos Coelho, é composto por 14 ministros e 41 secretários de Estado, somando, no total, 56 membros, incluindo o primeiro-ministro.

José Maria Teixeira Leite Martins foi o nome escolhido para substituir o lugar deixado vago por Hélder Rosalino na secretaria de Estado da Administração Pública.

Licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa, é inspetor-geral de Finanças desde 2004, foi chefe de gabinete e assessor jurídico do Governo de Durão Barroso e adjunto jurídico

Foi também diretor do departamento jurídico do Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 1994-2000 e adjunto jurídico do ministro dos Negócios Estrangeiros no XII Governo Constitucional, liderado por Cavaco Silva, assegurando a direção da unidade orgânica responsável pela administração do imposto especial sobre o consumo do tabaco e pela fiscalização da respetiva indústria.

António Manuel Costa Moura, indigitado como novo secretário de Estado da Justiça, é diplomata de carreira e exerce desde fevereiro de 2013 funções como chefe de gabinete da atual ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

Natural do Porto, 50 anos, António Costa Moura é diplomata de carreira desde 2002, tendo no currículo missões em vários postos no estrangeiro (Paris, Luanda, Bruxelas, São Francisco).

Antes de ser nomeado chefe de gabinete de Paula Teixeira da Cruz foi diretor da Direção-Geral da Política de Justiça. Exerceu ainda funções na Direção-Geral de Política Externa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2004-2005).

João Almeida, deputado eleito pelo CDS-PP desde 2002, vai tomar posse como novo secretário de Estado da Administração Interna, substituindo Filipe Lobo d'Ávila no cargo.

Licenciado em Direito, frequenta um mestrado em Economia e Políticas Públicas e é atualmente vice-presidente do grupo parlamentar do CDS-PP e porta-voz do partido.

Antes da sua eleição como deputado foi adjunto da então vereadora Maria José Nogueira Pinto na Câmara Municipal de Lisboa, presidente do Conselho da Administração do clube de futebol Os Belenenses e secretário-geral do CDS-PP.