O eurodeputado João Ferreira é o cabeça de lista da CDU (coligação PCP/PEV) às próximas eleições para o Parlamento Europeu, a 25 de maio, disse à agência Lusa fonte da direção do PCP.

Sem adiantar mais detalhes, a mesma fonte remeteu para um comunicado a ser divulgado durante a manhã, com mais pormenores sobre o assunto.

Ilda Figueiredo e João Ferreira foram em 2009 os dois eurodeputados eleitos pelo PCP, com uma votação de 10,6%, pouco abaixo do BE (10,7%), sendo a quarta força política.

Nas últimas eleições europeias, a coligação CDU pretendia eleger um terceiro deputado, mas não conseguiu.

João Ferreira, biólogo de formação, é vice-presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, além de membro da comissão de Pescas, da comissão de Orçamento e da comissão de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, da Assembleia Paritária e da delegação para as relações com os países da Comunidade Andina.

Até ao momento nenhum partido com assento parlamentar anunciou os cabeças de lista para as eleições europeias.

Só o CDS divulgou que Nuno Melo, atual eurodeputado, será o primeiro candidato do partido na lista de coligação com o PSD.

João Ferreira, 34 anos, doutorado em Ecologia, foi nas ultimas eleições autárquicas o cabeça de lista do PCP nas eleições para a Câmara de Lisboa.