O vice-primeiro-ministro português vai reunir-se quarta-feira com o presidente da Comissão Europeia, o compatriota Durão Barroso, em Bruxelas, e receberá o vice-chanceler e ministro da Economia alemão, em Lisboa, no próximo dia 24, disse à Lusa fonte do gabinete de Paulo Portas.

Um dia depois do último encontro na Assembleia da República com os partidos com representação sobre a reforma do Estado, Portas visita a sede da União Europeia para um «encontro de trabalho».

Em 24 de abril, já no Palácio das Laranjeiras, o vice-líder do Governo PSD/CDS-PP vai ser visitado pelo governante germânico Sigmar Gabriel, com a pasta da Economia e Tecnologia, para outro «encontro de trabalho».

Ainda esta terça-feira, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, anunciou que a 12.ª e última avaliação do programa de assistência económico-financeira a Portugal vai começar em 22 de abril, sendo 17 de maio a data apontada para o fim do memorando de entendimento com a troika.

A titular das Finanças falava depois de um Conselho de Ministros extraordinário no qual o Governo definiu medidas alternativas para obter um défice de 2,5% em 2015, equivalentes a menos 1.400 milhões de euros, ou seja, 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB).