logotipo tvi24

PSD e CDS vão criar Conselho de Coordenação da Coligação

Resultado da reunião entre os dois partidos que decorreu num hotel em Lisboa

Por: Redacção    |   2012-09-20 21:02

PSD e CDS-PP decidiram criar um Conselho de Coordenação da Coligação para «melhorar os níveis de articulação entre as direções dos partidos, os grupos parlamentares e o Governo», escreve a Lusa.

A decisão foi anunciada num comunicado conjunto, divulgado no final de uma reunião de delegações do PSD e do CDS-PP, sem os presidentes dos respetivos partidos, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, que estiveram reunidos esta quinta-feira de manhã.

As direções dos dois partidos reafirmaram o compromisso assinado através do acordo de coligação, apelando a uma «coligação forte e empenhada na governação» e a «um governo coeso».

Na nota, pode ler-se que PSD e CDS assumem «a responsabilidade conjunta» em relação às «políticas, objectivos e decisões do Governo».

Os dois partidos sublinham «a importância do diálogo político e social» e prometem promover o consenso social.

«Os partidos da coligação interpretaram o sentido das manifestações do passado sábado com respeito. Constatamos o digno anseio amplamente referenciado pelos portugueses, no sentido da defesa de um modo de vida justo e equilibrado, mensagem que, de resto, deve ser acolhida com responsabilidade e humildade por todos os agentes políticos e sociais», concluem.

PSD e CDS-PP anunciaram também que vão reunir-se na próxima semana para preparar as eleições autárquicas, nomeadamente a «eventual celebração de coligações de âmbito local».

«Na próxima semana terá lugar uma reunião dos dois partidos destinada a preparar as eleições autárquicas, tendo em vista a eventual celebração de coligações de âmbito local, de acordo com o interesse que vier a ser manifestado pelas estruturas concelhias e distritais de ambos os partidos», escreveram.

Dirigentes do PSD e do CDS-PP vão sentar-se à mesma mesa, formalmente e com uma periodicidade certa, no novo Conselho de Coordenação da Coligação.

De acordo com um dirigente social-democrata, que sublinhou à Lusa o caráter partidário deste novo órgão, está por definir o número de membros das direções dos dois partidos e dos respetivos grupos parlamentares que o vão integrar.

Também não está ainda definida a frequência das reuniões do Conselho de Coordenação da Coligação, mas estas deverão realizar-se várias vezes por semestre.

Partilhar
EM BAIXO: Reunião PSD-CDS [LUSA]
Reunião PSD-CDS [LUSA]

Vivemos num tempo de «neoliberalismo repressivo»
Adriano Moreira, em entrevista à TVI24, mostra-se indignado com a ligeireza com que se mata o Estado Social
«OE Retificativo é um poço de surpresazinhas boas»
Constança Cunha e Sá faz antevisão das medidas que são apresentadas na quinta-feira no Parlamento
Retificativo: «Com este Governo, todo o cuidado é pouco»
António José Seguro diz que não espera surpresas na apresentação do orçamento na quinta-feira
EM MANCHETE
Portugal: confiança dos consumidores volta a diminuir
Indicador tinha atingido valor mais alto desde janeiro de 2007. Agora, regista «ligeira» diminuição
Governo apresenta OE Retificativo
50 inundações em São Miguel