logotipo tvi24

PSD e CDS vão criar Conselho de Coordenação da Coligação

Resultado da reunião entre os dois partidos que decorreu num hotel em Lisboa

Por: Redacção    |   2012-09-20 21:02

PSD e CDS-PP decidiram criar um Conselho de Coordenação da Coligação para «melhorar os níveis de articulação entre as direções dos partidos, os grupos parlamentares e o Governo», escreve a Lusa.

A decisão foi anunciada num comunicado conjunto, divulgado no final de uma reunião de delegações do PSD e do CDS-PP, sem os presidentes dos respetivos partidos, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, que estiveram reunidos esta quinta-feira de manhã.

As direções dos dois partidos reafirmaram o compromisso assinado através do acordo de coligação, apelando a uma «coligação forte e empenhada na governação» e a «um governo coeso».

Na nota, pode ler-se que PSD e CDS assumem «a responsabilidade conjunta» em relação às «políticas, objectivos e decisões do Governo».

Os dois partidos sublinham «a importância do diálogo político e social» e prometem promover o consenso social.

«Os partidos da coligação interpretaram o sentido das manifestações do passado sábado com respeito. Constatamos o digno anseio amplamente referenciado pelos portugueses, no sentido da defesa de um modo de vida justo e equilibrado, mensagem que, de resto, deve ser acolhida com responsabilidade e humildade por todos os agentes políticos e sociais», concluem.

PSD e CDS-PP anunciaram também que vão reunir-se na próxima semana para preparar as eleições autárquicas, nomeadamente a «eventual celebração de coligações de âmbito local».

«Na próxima semana terá lugar uma reunião dos dois partidos destinada a preparar as eleições autárquicas, tendo em vista a eventual celebração de coligações de âmbito local, de acordo com o interesse que vier a ser manifestado pelas estruturas concelhias e distritais de ambos os partidos», escreveram.

Dirigentes do PSD e do CDS-PP vão sentar-se à mesma mesa, formalmente e com uma periodicidade certa, no novo Conselho de Coordenação da Coligação.

De acordo com um dirigente social-democrata, que sublinhou à Lusa o caráter partidário deste novo órgão, está por definir o número de membros das direções dos dois partidos e dos respetivos grupos parlamentares que o vão integrar.

Também não está ainda definida a frequência das reuniões do Conselho de Coordenação da Coligação, mas estas deverão realizar-se várias vezes por semestre.

Partilhar
EM BAIXO: Reunião PSD-CDS [LUSA]
Reunião PSD-CDS [LUSA]

Europeias: socialistas «têm obrigação de defender feitos democráticos»
Defende Francisco Assis, cabeça de lista do PS, nos 40 anos do 25 de abril
«Valor do défice é algo para Bruxelas ver»
Comentadora da TVI24 diz que o governo não tem estratégia orçamental
«Europa não tem estratégia sequer para si própria»
Constança Cunha e Sá critica relatório da Comissão Europeia que aponta «falta de estratégia» de Portugal para o pós-troika
EM MANCHETE
25 de Abril: há 40 anos foi assim
O «dia inteiro e limpo» em sons e imagens: veja aqui a cronologia das primeiras horas da revolução
Fenprof leva vinculação docente ao Constitucional
Miró: Ministério Público trava saída de quadros