O PCP recordou hoje a “intervenção na luta antifascista e pela liberdade” de Maria Barroso, que morreu hoje, aos 90 anos, num hospital de Lisboa, onde estava internada, em estado grave, devido a um traumatismo intracraniano.

Num curto comunicado, o partido comunista expressou ao PS e à família as condolências pela morte de Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares.
 

“Evocamos sobretudo, para lá do percurso e dimensão cultural, a sua intervenção na luta antifascista e pela liberdade na qual o seu papel na solidariedade com os presos políticos é expressão”, destaca a nota do PCP enviada à agência Lusa.


Maria Barroso estava internada desde 26 de junho passado devido a uma queda, foi-lhe depois diagnosticado um derrame intracraniano e entrou em coma no mesmo dia.
 

“Mulher muito determinada” e apegada à “liberdade e dignidade humana”


A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, já lamentou também a morte de Maria Barroso, que caracterizou como uma “mulher muito determinada” e apegada à “liberdade e dignidade humana”.
 

Em declarações à agência Lusa, a deputada bloquista destacou Maria Barroso como uma “mulher com um percurso singular de luta antifascista e que ao longo da sua vida manteve uma determinação, uma atividade e um apego às razões da liberdade e da dignidade humana”.


A morte da mulher do ex-Presidente da República Mário Soares “é uma perda para o país”, acrescentou Catarina Martins, referindo que os seus pensamentos são "para com a família e amigos, que estão num momento de dor e de perda".
 

"Um vulto de maior valor para a cultura portuguesa"


O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) manifestou o seu pesar pela morte de Maria Barroso, que recorda como uma figura com "um importante contributo" na promoção da democracia, pela luta antifascista e em defesa da liberdade.

"Maria Barroso é, ainda, um vulto de maior valor para a cultura portuguesa, que fica, hoje, mais pobre. O PEV expressa as suas condolências à família de Maria Barroso neste momento de profunda tristeza", refere ainda o partido.