Pedro Passos Coelho vai formalizar a sua candidatura às diretas de 25 de janeiro para a liderança do PSD e entregar a respetiva moção de estratégia global na sexta-feira, último dia do prazo para o fazer.

A entrega do processo de candidatura e da moção de estratégia global vai ser feita pelas 15:00 de sexta-feira, na sede nacional do PSD, em Lisboa, refere uma nota hoje divulgada pelo diretor de campanha de Pedro Passos Coelho, o deputado e dirigente social-democrata Pedro do Ó Ramos.

De acordo com os estatutos do PSD, as candidaturas ao cargo de presidente da Comissão Política Nacional devem ser subscritas por um mínimo de 1.500 militantes com capacidade eleitoral. Apenas os candidatos à liderança do partido podem apresentar moções de estratégia global, que são discutidas e votadas em Congresso.

Numa sessão com militantes, na quinta-feira, num hotel de Lisboa, Pedro Passos Coelho anunciou que se recandidata à liderança do PSD com a intenção de se candidatar novamente ao cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas, previstas para 2015.

«A minha intenção como candidato novamente à liderança do PSD é a de disputar as próximas legislativas como candidato a primeiro-ministro», declarou o líder dos socais-democratas e chefe do executivo PSD/CDS-PP.

Até agora, mais nenhum social-democrata manifestou a intenção de se candidatar à liderança do PSD.

No dia 25 de janeiro, os militantes sociais-democratas vão eleger, através de sufrágio direto, o presidente do partido e também os delegados ao XXXV Congresso Nacional do PSD, marcado para 21, 22 e 23 de fevereiro, que elegerá os novos órgãos nacionais e está previsto realizar-se no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

O regulamento das diretas estabelece esta sexta-feira, 17 de janeiro, como prazo máximo para a apresentação de candidaturas à liderança do PSD e de propostas de estratégia global.

Pedro Passos Coelho foi eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD em eleições diretas realizadas a 26 de março de 2010 e reeleito a 3 de março de 2012.