O Presidente da República vai realizar uma visita oficial à Alemanha a 23 e 24 de maio, duas semanas depois da deslocação que fará a Moçambique, segundo projetos de resolução que serão hoje votados no parlamento.

A Assembleia da República resolve, nos termos da alínea b) do artigo 163.º e do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, dar assentimento à deslocação de sua excelência o Presidente da República à Alemanha, em visita oficial, nos dias 23 e 24 do próximo mês de maio", lê-se num dos projetos de resolução subscritos pelo presidente da Assembleia da República que será votado ao final da tarde.

No outro diploma é referido que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, irá realizar uma visita de Estado a Moçambique entre 3 e 7 de maio.

A deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique já tinha sido anunciada pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, quando Teresa Ribeiro esteve naquele país há cerca de duas semanas.

Segundo explicou na altura Teresa Ribeiro, a deslocação do Presidente da República a Moçambique enquadra-se no reforço das excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para a sua tomada de posse em 9 de março.

O parlamento aprovou entretanto por unanimidade dois projetos de resolução dando aval às duas deslocações oficiais do Presidente da República.

As deslocações oficiais do chefe de Estado de Portugal passam sempre pelo parlamento a fim de merecerem o aval favorável dos parlamentares.